quinta-feira, 13 de agosto de 2009

projeto arara azul

O Projeto Arara Azul estuda a biologia e as relações ecológicas da arara azul grande. Realiza o manejo e promove a conservação da arara azul no seu ambiente natural.
O Projeto compreende o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais numa área de mais de 400 mil hectares além do trabalho, em conjunto com proprietários locais, de conservação da espécie.
O Projeto é realizado no Pantanal, principalmente do Estado do Mato Grosso do Sul e esporadicamente no Estado de Mato Grosso.
Todas araras avistadas pelo projeto são catalogadas.
O projeto instala ninhos artificiais nas árvores por causa da baixa disponibilidade de cavidades naturais de tamanho suficiente para caber uma arara com filhote, além disso há disputas por ninhos com outras espécies, como por exemplo araras vermelhas. Estes fatores aliado com a destruição de ninhos por desmatamento, queimadas e invasões de abelhas no ninho. Tudo isso está limitando a reprodução de araras azuis.
A translocação de ninhos acontece quando o ninho tem um histórico de predação de ovos e filhotes ao longo dos anos ou quando há três ou mais ovos no ninho pois a tacha de sobrevivência dos três filhotes é minima. Quando o ninho tem três ovos um dos ovos é substituído por um ovo de galinha, para a arara não abandonar o ovo. O ovo é levado direto para a encubadora artificial.
Quando o filhote nasce ele é alimentado com ração específica para psitacídeos. Quando ele fica com 5-7 dias ele é levado de volta para o mesmo ninho ou para um outro ninho com um filhote que tenha a mesma idade.

Fonte de pesquisa:projeto arara azul-www.projetoararaazul.org.br

2 comentários:

Unknown disse...

Fala Andrézão!!! Estou sentindo sua falta em minhas aulas. Sua colaboração é sempre importante, ainda mais agora que estamos discutindo as adaptações dos seres vivos. Muito bacana o comportamento e modo de vida da arara azul. Projeto muito interessante.
Abçs e até a sua volta.
prof. Danilo

Marcia Padilha disse...

Oi Deco, quando os filhotes voltam para os ninhos as mães aceitam eles do mesmo jeito? Ou seja, elas cuidam de qualquer filhote, como se fosse um filho adotivo? Ou eles voltam sempre pro ninho sda verdadeira mãe? bjs da amiga tia pada