terça-feira, 21 de abril de 2009

Confusão na criação de silvestres

Antes, podia-se criar qualquer espécie de animais silvestres com autorização do Ibama. Agora, foi feita uma lista com 22 espécies apenas. Com a criação legalizada, o tráfico de animais havia diminuído no Brasil, mas com essa lista o tráfico poderá aumentar de novo: colecionadores que cmpravam animais de traficantes passaram a comprar dos criadores legalizados; com a restrição para apenas 22 espécies, esses colecionadores (incluindo muitos estrangeiros) poderão voltar a comprar dos traficantes de animais.


Outro problema: o Ibama vai retirar dos criadores particulares animais que não estiverem na lista das 22 espécies autorizadas. E, segundo a pesquisa de Marcos de Almeida Sahtler, 30% dos animais que são levados para centros de triagem do Ibama fogem, e outros 50% morrem. Isso põe em risco algumas espécies que, sem os criadores, terão menos chance de sobreviver: o Ibama não conseguirá reproduzi-las.

Um exemplo é um criador que conseguiu - numa propriedade particular - reproduzir 11 araras azuis, mais do que todos os zoológicos do Brasil.

Esta lista ira fazer mal a propria fauna brasileira. Então eu espero que o Ibama pense um pouco e refassa a lista.